Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

“Preferia que meu filho tivesse câncer”, diz pai em anúncio

O britânico Alex Smith veiculou anúncio em jornais do país (Evening Standard The Independent) com a frase “I wish my son had cancer”, que pode ser traduzida como “Preferia que meu filho tivesse câncer”. A intenção do anúncio é chamar a atenção para a Distrofia de Duchenne, da qual seu filho Henderson é portador.

A Distrofia de Duchenne causa a degeneração dos músculos e reduz a expectativa de vida dos indivíduos (no caso de Henderson, sua expectativa de vida é de 25 anos).

“Não há chances (de recuperação) ou medicamentos para ajudar, apenas a certeza de uma vida muito curta, marcada por uma doença debilitante que o deixará incapaz de se mover até que seu coração ou pulmões desistam de sua batalha”, diz Alex, no site www.harrisonsfund.com.

Alex diz que a polêmica causada pela frase é proposital, já que, segundo ele, um disgnóstico de câncer, ainda que duro, é preferível ao de seu filho dada a maior chance de cura do câncer infantil atualmente. No anúncio, Alex pede contribuições para financiar pesquisas que revelem a cura ou amenizem o sofrimento dos portadores da doença: “É muito difícil conseguir financiamento. Não há histórias bonitas de sobrevivência. Então precisei aumentar o volume (para ser ouvido)”, afirmou à BBC. “Harrison tem uma rara mutação (do mal de Duchenne), então a expectativa de cura é pequena. Mas esperamos poder ajudar outras pessoas como ele.”

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Distrofia de Duchenne afeta um em cada 3,5 mil nascidos do sexo masculino e é um mal genético ligado ao cromossomo X, onde a ausência de uma proteína provoca a degeneração muscular.

Perguntado se já havia conversado com o filho a respeito da doença, Alex diz que “não é algo que uma criança de seis anos precise saber. Mas vai chegar um momento em que ele vai ‘googlar’ a respeito e teremos que ter essa conversa.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 9 de Maio de 2013 by in Medicina and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: