Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Clérigos ortodoxos anti-gays lideram conflito em Tbilisi

Milhares de militantes ortodoxos atravessaram as barreiras policiais e provocaram um violento confronto com ativistas dos direitos dos homossexuais nas ruas de Tbilisi, capital da Geórgia. O conflito ocorreu no último dia 17, o Dia Internacional Contra a Homofobia, e 28 pessoas ficaram feridas.

Depois de romperem o cordão policial, os manifestantes invadiram a marcha anti-homofobia, quando se puseram a perseguir as pessoas, batendo e atirando pedras. Dos 28 feridos, 14 precisaram ser hospitalizados, segundo o Ministro da Saúde da Geórgia, David Sergeenko. Um jornalista atingido na cabeça e um transeunte, que teve a perna quebrada, estão entre os feridos.

Durante a confusão, a polícia procurou evacuar os participantes da manifestação em micro-ônibus, mas estes também foram atacados pelos militantes ortodoxos.

A marcha pacífica possuía autorização da prefeitura local, apesar de contrariar o líder da Igreja Ortodoxa da Geórgia, Ilya II, que atacou o evento dizendo que este seria “um insulto à tradição” do país. O patriarca também afirmou que a homossexualidade é uma “anomalia e doença”.

Os parlamentares da Geórgia têm se mostrado simpáticos à causa da proteção das minorias.  O próprio presidente do Parlamento, David Usupashvili, em sessão plenária, disse que “a constituição reconhece a liberdade de credo e opinião, e ninguém tem o direito de ir além da constituição e da lei”.

Para concluir, invoco um pronunciamento do Primeiro-ministro do país, Bidzina Ivanishvili, no qual se afirma que “os direitos dos LGBT são direitos humanos” e que o governo está “comprometido a defender os direitos de todos os seus cidadãos”. No mesmo pronunciamento, consta:

“A Geórgia tem uma longa história de tolerância para com as minorias, e meu governo implementa a vontade do povo da Geórgia no seu inabalável compromisso com os valores europeus de igualdade, democracia e vigência da lei”.


Fonte: http://rt.com.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: