Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Traduzindo: “For atheists, all religion is superstition”

“Para os ateus, toda religião é superstição

O ‘Livro do Bem’ é seriamente falho. De qual livro estou falando? Poderia ser qualquer um. Um único livro não contém a verdade, toda a verdade, e nada mais que a verdade. Quanto mais velho for o livro e quanto mais ele afirmar sobre o universo, mais céticos deveríamos ser. Isto inclui livros científicos.

Paul Erdos, um dos melhores matemáticos do século XX, disse, uma vez, que tinha 2,5 bilhões de anos de idade. Seu raciocínio? Quando ele era criança, foi-lhe dito que a idade da Terra era de 2 bilhões de anos. Anos depois, em 1970, cientistas disseram que a Terra tinha 4,5 bilhões de anos. Esta era a maneira cômica que Erdos encontrou para dizer que não temos todas as respostas e que, sob a luz de novas evidências, devemos descartar algumas crenças aprendidas na infância.

Os criacionistas diriam que Erdos não poderia ter vivido bilhões de anos porque a Terra tem apenas 6 mil anos – e que Matusalém viveu 969 destes. Eu gostaria que estas diferenças irreconciliáveis entre uma visão de mundo baseada na fé e uma outra, baseada na ciência, não importassem. Infelizmente, importam, pois vivemos em um mundo no qual as visões dos políticos importam enormemente.

Argumentos anti-ciência vindos de políticos não são novidade, como este do Republicano Paul Broun: ‘Todas essas coisas sobre evolução, embriologia e a teoria do Big Bang que me foram ensinadas encontram-se no fundo do Inferno’. Ele acrescenta que ‘…como seu congressista, eu tomo a Bíblia Sagrada por meu principal guia sobre como votar em Washington, D.C., e vou continuar a fazê-lo’. Broun acabou de ser nomeado diretor do painel de investigações e supervisão do Comitê de Ciência da Câmara. Sim, do Comitê de Ciência!

Muitos cristãos neste país esperam que o Arrebatamento ocorra durante suas vidas. Não surpreende que, devido ao retorno iminente de Jesus, eles estejam menos dispostos a apoiar medidas governamentais de longo prazo tais como as projetadas para frear o aquecimento global.

É fácil indicar a Bíblia ou quaisquer outros livros sagrados para justificar posições políticas ou sociais; no entanto, me preocupo quando pessoas aparentemente racionais também sentem necessidade de dar justificativas bíblicas para suas opiniões. Por exemplo, o senador Sheldon Whitehouse (Democrata – Rhode Island) recentemente fez um ótimo discurso sobre como a poluição por carbono afeta seriamente nosso planeta. Mas, para contrapor um senador não identificado que disse que ‘Deus não nos deixará arruinar nosso planeta’, Whitehouse respondeu: ‘Somos alertados pela Bíblia a não lavrar iniquidade e a não comer dos frutos das mentiras’. Ele então continuou citando passagens de Gálatas, Jó, Lucas, Provérbios, Jeremias, Samuel, Tessalonicenses e Apocalipse.

Eu entendo que Whitehouse queria combater Bíblia com Bíblia, porém não sei dizer quem venceu este debate teológico a respeito do lado em que Deus está no aquecimento global. A pergunta mais inquietante é: por que isso deveria importar na determinação de políticas públicas?

Já ouvi diversos debates teológicos sobre Deus apoiar, ou não, os direitos dos gays, os direitos das mulheres e a evolução. Acho bem mais fácil seguir o lado homofóbico, misógino e anti-ciência quando a Bíblia é nossa evidência. Os religiosos liberais frequentemente tentam interpretar como metafóricas as passagens sobre apedrejar homossexuais e blasfemos, a humanidade sendo criada 6 mil anos atrás, o homem sendo a cabeça da mulher (ou até o homens decapitando mulheres), e inúmeras outras passagens que deveriam ser ignoradas ou motivo de chacota.

Felizmente, há uma abordagem muito melhor, apesar de ela requerer mais coragem do que muitos políticos estão dispostos a mostrar. Eis um discurso que eu gostaria de ouvir no Congresso:

‘Todo o argumento do meu oponente vem de sua Bíblia. Alguns poderiam contrapor suas passagens bíblicas com passagens diferentes. Outros poderiam citar livros sagrados adicionais, todos alegando possuir a verdade com T maiúsculo. Livros antigos contêm, sim, algumas estórias e conselhos que valem a pena, tal como muitos outros livros de ficção e não-ficção. Na verdade, eis um bom conselho de Mateus 3:12: Separemos o joio do trigo. Todos os livros possuem joio e trigo, e devemos oferecer argumentos racionais que nos ajudem a decidir quem é quem. Para fazer isto, vamos olhar e questionar as evidências apresentadas hoje, e não simplesmente afirmar a autoridade de uma divindade ou de uma fé inquestionável em um livro escrito há dois mil anos. Como um país laico e esclarecido, precisamos mostrar respeito pelas muitas descobertas científicas que substituíram superstições antigas.’

Talvez eu devesse ser mais cauteloso com o que considero ‘superstição’. Em recente artigo que questionou se o Papa Francisco fez um exorcismo, o reverendo Robert Gahl demonstrou preocupação para com o que chamou de uma ascensão da atividade maliciosa do diabo. Ele botou a culpa, em parte, à secularização ao redor do mundo, à qual também atribui um surto do uso de drogas, pornografia e superstição.

Por que o reverendo crê que os secularistas são supersticiosos?  Talvez porque aceitemos a evidência do DNA de que uma taça de vinho não se transforma no sangue de uma divindade quando um padre recita algumas palavras mágicas sobre ela.

Aqui temos uma pitada de sabedoria antiga para o Rev. Gahl: aquele que vive em casa de vidro não deve atirar pedras.”

Por Herb Silverman, fundador e presidente emérito da Secular Coalition for America, autor de “Candidate Without a Prayer: An Autobiography of a Jewish Atheist in the Bible Belt” e Professor Emérito Distinto de Matemática no College of Charleston.

Fonte: The Washington Post.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: