Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Traduzindo: “Burqa-clad women prone to vitamin D deficiency”

“Mulheres que vestem a burca propensas à deficiência de vitamina D

HYDERABAD [Índia]: Em uma tendência alarmante, um número crescente de mulheres por toda a cidade que vestem a burca ou estão sujeitas à prática purdah tem sido diagnosticado com deficiência de vitamina D por causa da baixa exposição à luz solar. Expor ao menos as mãos ou os pés à luz solar todos os dias durante 15-20 minutos é necessário para este componente imprescindível ser absorvido pelo corpo, aconselham os médicos.

‘Cerca de 15% do corpo deve ser exposto à luz solar por volta de 20 minutos ao dia. Podem ser as mãos ou os pés’, disse ao TOI [The Times of Índia] o Dr. N. Lakshmaiah, vice-diretor do National Institute of Nutrition. ‘Caso contrário, suplementos em forma de pastilhas convencionais devem ser consumidos regularmente’.

Cientistas do NIN, que estão trabalhando em um estudo sobre a deficiência de vitamina D, disseram que as mulheres que usam o véu estão mais dispostas à deficiência do que as que não usam. Também foram feitos estudos na Arábia Saudita que demonstraram níveis de deficiência de 76% a 85% entre as mulheres de lá, apontaram os cientistas do NIN.

Médicos da cidade também mostraram-se preocupados, fixando os níveis de suscetibilidade para cerca de 35% acima dos níveis das mulheres que não usam burca.

Eles estimam que aproximadamente 65 de cada 100 pacientes que reclamam de dores musculares são aquelas que vestem o véu.

‘Muitas mulheres que vestem burca não saem de casa. Somando isto ao vestuário que bloqueia diretamente a luz solar faz com que sofram de osteoporose e outros distúrbios psicossomáticos. Baseado na minha experiência, eu diria que estas mulheres têm uma chance 30 a 40% maior de serem deficientes em vitamina D’, diz Mazharuddin Ali Khan, cirurgião ortopédico sênior do Owaisi Hospital.

Khan diz que a medicação é preventiva, já que fazer os exames é caro e custa cerca de 2.500 rúpias. A exposição à luz solar também é um ‘elevador de disposição’ além de estimular o desenvolvimento dos ossos e músculos.

‘Ao redor de 65% de tais pacientes que eu recebo usam a burca. A razão é a mesma. A deficiência se deve ao fato de ela bloquear a maior parte da luz’, conforme o Dr. Ahrar Ahmed Feroz, do Olive Hospital.

Ele diz que a quantidade de casos tem crescido nos últimos anos e que pacientes têm sido diagnosticadas com dores ósseas e musculares e, até mesmo, demência, graças à baixa ingestão de vitamina D.

Os médicos dizem que não estão aconselhando as pacientes a tirar a burca, mas afirmam que as mulheres devem se expor à luz solar todos os dias. Feroz disse que a exposição à luz produz um ‘leve tom rosa na pele e equivale a 20 mil unidades internacionais de vitamina D’.

Ele disse que, apesar desta deficiência ser notável entre as mulheres que vestem burca, as que utilizam protetores solares ou ficam em ambientes fechados por muito tempo também sofrem dela.”

Por Syed Mohammed. Fonte: The Times of India.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: