Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Esperança Depois da Fé: A jornada de um ex-pastor da crença ao ateísmo

Esperança Depois da Fé: A jornada de um ex-pastor da crença ao ateísmo, em tradução livre. Por Jerry DeWitt e Ethan Brown. Da Capo Press.

Esperança Depois da Fé: A jornada de um ex-pastor da crença ao ateísmo, em tradução livre.
Por Jerry DeWitt e Ethan Brown. Da Capo Press.

A corajosa autobiografia do ex-pastor da Louisiana, EUA, narrando sua conversão ao ateísmo.

Os faróis do ateísmo têm sido, há tempos, intelectuais educados nos mundos secular e acadêmico: Richard Dawkins, Sam Harris e o falecido Christopher Hitchens.

Em contraste, Jerry DeWitt nasceu e foi criado na igreja e era, na verdade, um pregador Pentecostal antes de chegar ao ateísmo através de um diálogo extraordinário com sua fé que perpassou mais de um quarto de século.

Esse diálogo começou, de acordo com Jerry, com a ideia de inferno. Como poderia ser que, como ele havia sido doutrinado, um Deus de amor condenaria a maioria das pessoas ao fogo eterno? “Esta coisa chamada inferno, isto começou a ter um grande efeito sobre mim”, disse.

Então, ele passou a ler sobre o universalismo, ideia desprezada pela maior parte dos cristãos fundamentalistas, de que a salvação é universal, e todas as pessoas terão seu relacionamento com Deus restaurado sem ter que tomar nenhuma ação elas mesmas. Depois do universalismo, encontrou uma ideia ancorada em muitos neurocientistas, de que Deus é, na verdade, nosso diálogo interior:

“De ‘Deus ama todos’, fui para ‘Deus a todos salva’, e então para ‘Deus está dentro de todos'”, diz DeWitt.

Hope After Faith [Esperança Depois da Fé, tradução livre] é o relato de toda essa jornada. 

DeWitt era pastor na cidade de DeRidder, Louisiana, e era peça importante na comunidade. Confidencialmente, no entanto, começara a questionar sua fé.

Em uma noite de Maio de 2011, um membro da sua congregação ligou pedindo preces para seu irmão que havia sofrido um acidente grave. Enquanto DeWitt procurava o discurso certo para consolá-la, as palavras fugiram, e ele descobriu que a fé, que uma vez formara a base de sua vida, tinha finalmente desmoronado.

Quando se tornou público que DeWitt se tornara ateu, ele se viu afastado por grande parte da comunidade altamente religiosa de DeRidder, perdendo quase tudo o que tinha:

“Não se trata apenas de dinheiro e minha carreira”, disse em uma conferência. “É tudo o que nos é querido.”

A luta de DeWitt por uma identidade e um sentido reflete a que é atualmente encarada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Com ambos agnosticismo e ateísmo se tornando comuns – um em cada cinco americanos alega não ter filiação religiosa de acordo com estudo recente -, chegou a hora de uma nova voz do ateísmo, uma que é respeitosa para com a fé e as tradições religiosas apesar de abarcar uma vida livre da religião, encontrando não o ceticismo e a dúvida fria, mas um profundo significado e esperança.

Hoje aos 42 anos, DeWitt é o primeiro “graduado” do The Clergy Project [Projeto Clero], programa apoiado por várias organizações ateístas que auxiliam pastores que perderam a fé para que se apresentem à família, amigos, congregações e comunidades como descrentes. Também é diretor executivo do Recovering From Religion, grupo que ajuda qualquer tipo de pessoa a encontrar um caminho após a perda da fé.

Hope After Faith é a estória da evolução de um homem em direção a um ateísmo bem pensado e comprometido, guiado pelo humanismo, por uma dimensão moral profunda, e pela felicidade e auto-confiança obtidas por se viver livre do medo.

Fontes: Divulgação oficial do Hope After Faith; USA Today

Advertisements

2 comments on “Esperança Depois da Fé: A jornada de um ex-pastor da crença ao ateísmo

  1. Daniel de Paula
    31 de Março de 2015

    Será que o livro terá uma versão em português?

    • Make It Clear Br
      2 de Abril de 2015

      Por ora, Daniel, não há versão em português. Também desconheço quaisquer planos neste sentido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: