Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Deuses das lacunas: extraterrestres e design inteligente

Desde o século XX, o gênero literário de ficção científica popularizou a crença de  que seres alienígenas teriam visitado a Terra na antiguidade. Entusiastas deste tipo de teoria, para os quais as explicações científicas são insuficientes, dão a inteligências extraterrestres o mérito pela confecção de certos artefatos arqueológicos.

Imagem: Izhar Cohen.

Imagem: Izhar Cohen.

Por exemplo: se não há explicações terrestres satisfatórias para as linhas de Nazca, no Peru, as estátuas da Ilha de Páscoa ou as pirâmides do Egito, então a teoria de que teriam sido construídas por alienígenas se prova verdadeira.

Estas hipóteses se baseiam em uma falácia lógica chamada de argumentum ad ignorantiam, ou “argumento da ignorância“.

Enquanto alguns argumentam que as pirâmides foram construídas por ETs através da “levitação acústica das pedras”, por exemplo, arqueólogos encontraram imagens que mostram como milhares de trabalhadores foram empregados na construção, utilizando trenós e rampas de madeira para carregar as enormes pedras das pedreiras até os locais de edificação. Ferramentas para cavar, esculpir, serrar e furar foram encontradas ao redor da Grande Pirâmide de Gizé; mais ferramentas e blocos sem acabamento foram descobertos em pedreiras antigas. No entanto, não há registro arqueológico que aponte para a existência de artefatos mais avançados encontrados entre os do terceiro milênio a.c..

Outra lenda alienígena é um símbolo encontrado na parede do Templo de Dendera, também no Egito, que lembra vagamente uma lâmpada moderna, com um filamento dentro e um plugue embaixo. Os arqueólogos interpretam o

“Lâmpada” de Dendera.

símbolo como um mito sobre a criação dos tempos – o “plugue” é uma flor de lótus que representa a vida surgindo das águas primordiais, e o “filamento” significa uma cobra. Já os entusiastas de ETs alegam que estes seres deram o poder da eletricidade aos egípcios. Desnecessário dizer que, novamente, nenhum tipo de fiação elétrica, lâmpada, filamento de metal ou estação de força jamais foi escavado.

Só mais um exemplo: na tampa do sarcófago do rei maia Pakal, no México haveria uma imagem semelhante a um foguete dita como uma representação do soberano em uma espaçonave. É possível mesmo imaginar que o rei manipula controles, tem diante de si um telescópio e, atrás, algo que lembra um escapamento de onde saem chamas. No entanto, os

Gravura no sarcófago do Rei Pakal.

arqueólogos dizem se tratar da imagem do rei Pakal sentado sobre o o monstro do sol e descendo para o submundo (aonde vai o sol durante a noite) dentro de uma “árvore do mundo”, símbolo mitológico clássico, com ramos estendidos para o céu e raízes fincadas no submundo.

Estes argumentos de inteligência extraterrestre têm semelhança com os argumentos do “Deus das lacunas” a favor do design inteligente: onde quer que haja uma lacuna no conhecimento científico, há evidência de inteligência divina. Os ET’s seriam como deuses das lacunas arqueológicas, com o mesmo problema das lacunas evolucionárias da biologia: elas estão sendo ou serão logo preenchidas. E aí, que rumo toma a teoria?

Na ciência, para se provar uma teoria, não basta negar a outra usando lacunas. É preciso fornecer evidências positivas a favor da nova teoria.

Fonte: Scientific American

Advertisements

2 comments on “Deuses das lacunas: extraterrestres e design inteligente

  1. Pingback: O elo perdido da evolução do olho? | Make It Clear Brasil

  2. Pingback: Traduzindo: “Pope John Paul II and the trouble with miracles” | Make It Clear Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: