Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Conhecimento de ciência básica em baixa na Austrália

O conhecimento de fatos científicos simples decresceu nos últimos três anos, revela pesquisa da Academia de Ciência Australiana.

Apurou-se que somente 59% dos australianos sabem que o movimento de translação da Terra – sua órbita ao redor do Sol – dura um ano, ou pouco mais de 365 dias.

Três em cada dez pessoas não têm conhecimento de que evolução está ocorrendo, e uma proporção similar rejeita a ideia de que a atividade humana influencia o processo evolucionário de outras espécies.

Ainda, 39% dos entrevistados sabem que 70% da Terra é coberta por água, porém apenas 9% sabem que só 3% da água do planeta é potável.  Mais aterrorizante é a quantidade de pessoas que acreditam que os seres humanos habitaram a Terra ao mesmo tempo que os dinossauros: 27%. Felizmente, este último número caiu em relação ao verificado na última pesquisa (realizada três anos atrás): 30%.

O estudo apurou que apenas 59% dos entrevistados sabe que a duração da órbita da Terra em torno do Sol é de um ano.

O estudo apurou que apenas 59% dos entrevistados sabe que a duração da órbita da Terra em torno do Sol é de um ano.

Em média, o conhecimento científico é levemente maior entre os homens em comparação às mulheres; os jovens e as pessoas sem ensino superior foram os piores no teste.

Les Field, secretário de políticas para a ciência da Academia de Ciência Australiana, se disse desapontado com os dados. Segundo ele, “[A]s coisas estão piorando em alguns grupos demográficos”.

“A maioria dos australianos consegue responder às questões, mas as pessoas que não sabem as respostas são as que me preocupam. Não saber fatos simples, como a duração da órbita da Terra, me preocupa”, afirmou o secretário. Sua preocupação também se aplica, é claro, ao modo como estas pessoas encarariam os debates modernos (mudanças climáticas, por exemplo) sem ter conhecimentos essenciais de ciência.

O estudo, feito pelo grupo Auspoll, consistiu na aplicação de um questionário com seis perguntas sobre ciência básica respondido por 1.115 pessoas.

Quer saber como anda o seu conhecimento científico? Acesse aqui o questionário e boa sorte!

Fonte: The Guardian

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 18 de Julho de 2013 by in Educação and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: