Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Cientistas param a luz por um minuto

Cientistas da Darmstadt Technical University, na Alemanha, conseguiram um feito recorde ao parar a luz – a coisa mais veloz do universo – por um minuto completo.

Em dissertação publicada no Physical Review Letters, os pesquisadores explicaram como tiveram êxito em interromper a viagem da luz prendendo-a dentro de um cristal por meio do processo conhecido como transparência induzida eletromagneticamente.

Cientistas descobriram como prender a luz dentro de um cristal por 60 segundos.

Cientistas descobriram como prender a luz dentro de um cristal por 60 segundos.

No vácuo, a luz viaja a 300 mil km por segundo, portanto, para ela, “Um minuto é muito, muito longo”, segundo Thomas Krauss, professor de optoeletrônica da Universidade de St. Andrews, Reino Unido, que não esteve envolvido no projeto.

Os físicos responsáveis pela empreitada foram o Professor Thomas Halfmann, Christian Hubrich e o estudante de PhD Georg Heinze. Juntos, também conseguiram armazenar e acessar uma imagem utilizando o mesmo processo do experimento que parou a luz “Mostramos que pode-se imprimir informações complexas no seu raio de luz”, disse Heinze), o que abre espaço para novas técnicas de armazenamento e transferência de dados em longa distância.

Halfmann e seus colegas dispararam um raio laser em um cristal opaco, ativando uma reação quântica que tornou o cristal transparente, informa o Daily Mail.

Então, direcionaram uma segunda fonte de luz ao cristal transparente e desativaram o primeiro laser, fazendo com que o cristal voltasse à opacidade original. Dessa forma, a luz da fonte secundária permaneceu presa dentro do cristal.

O estado de opacidade significou que a luz não poderia quicar, ou seja, tinha sido parada.

O tempo de um minuto foi possível depois de diversas tentativas, e Heinze acredita que a equipe poderia ter conseguido uma duração ainda maior usando outros cristais, pois, segundo ele, o experimento levou o material próximo de seu limite físico.

Outros pesquisadores já tinham conseguido diminuir a velocidade da luz ou pará-la completamente: em 1999, físicos retardaram a luz até que ela atingisse a velocidade de apenas 17 metros por segundo e, dois anos depois, a pararam por uma fração de segundo. Já em 2013, cientistas haviam conseguido parar a luz por 16 segundos.

Fonte: Daily Mail

P.S.: Agradeço ao portal Metamorfose Digital por ter escolhido o artigo “Especial: Como as espécies respondem ao aquecimento global?” para figurar na seção “Links do Internauta” de 3 de agosto. Obrigado também aos leitores pela audiência fantástica proporcionada ao Make It Clear Brasil!

Anúncios

One comment on “Cientistas param a luz por um minuto

  1. Pingback: Freud, Golfinhos e mais: Os 10 artigos do Make It Clear mais lidos em 2013 | Make It Clear Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 de Agosto de 2013 by in Física and tagged , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: