Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

2 em 1: “Cura gay” banida em Nova Jersey e Ativista anti-superstição morto na Índia

Este post inclui duas notícias. A primeira, pela qual felicito o governador do estado americano de Nova Jersey, Chris Christie, diz respeito à proibição das práticas que visam reorientar sexualmente os jovens em consultórios de psicologia, que ficaram popularmente conhecidas no Brasil como “cura gay”. Infelizmente, a segunda notícia é a do assassinato do ativista anti-superstição e práticas de natureza desumana Narendra Dabholkar, em Pune, Índia.

Nova Jersey bane a terapia de conversão de gays

O governador de Nova Jersey, Chris Christie (Partido Republicano), assinou medida que impede terapeutas de encorajar jovens homossexuais a mudar sua orientação sexual. O estado foi o segundo nos Estados Unidos a banir esta espécie de prática.

Chris Christie, em foto de 14 de Junho de 2013.

Chris Christie, em foto de 14 de Junho de 2013. Crédito: Reuters/John Gress

A medida assinada pelo governador tinha sido aprovada no Senado estadual em Junho deste ano. A lei impede que terapeutas e conselheiros sociais de Nova Jersey pratiquem o método que os opositores consideram danoso à auto-estima e à identidade de jovens gays.

Salienta-se que a lei cita estudos médicos e psiquiátricos cujas conclusões apontam para a orientação sexual como sendo definida ao nascer, por razões neurobiológicas. Christie anunciou que aprovaria a nova legislação com base nas pesquisas que descobriram que “esforços para mudar a orientação sexual podem impor riscos graves à saúde, incluindo, mas não limitados a, depressão, abuso de substâncias, abstinência social, auto-estima diminuída e pensamentos suicidas”.

No entanto, o governador fez ressalvas quanto aos limites que estão sendo feitos aos pais no tratamento e aconselhamento dos seus próprios filhos, justamente o que tem sido motivo de contenda judicial na Califórnia, primeiro estado a banir a terapia de “cura gay”. No estado do Oeste americano, a lei ainda não entrou em efeito porque entidades como a League of American Families [Liga das Famílias Americanas] contestam sua constitucionalidade, e o mesmo tipo de recurso contra a falta de liberdade de escolha dos pais deve ser empregado judicialmente em Nova Jersey.

Por outro lado, o blog noticiou (aqui) que o Exodus International, grupo norte-americano que apoiava as terapias de conversão, fechou as portas depois de 38 anos por reconhecer que havia causado danos às pessoas.

Ativista anti-superstição Narendra Dabholkar morto em Pune, Índia

Narendra Dabholkar, notório ativista anti-superstição, foi morto a tiros por dois suspeitos não identificados durante uma caminhada matinal na última terça-feira, na província indiana de Maharashtra.

Narendra Dabholkar, ativista morto na localidade de Pune, Índia. Foto: antisuperstition.org

Conhecido por sua campanha de mais de duas décadas contra “práticas sociais desumanas e ultrapassadas”, segundo informa o Times of India, o ativista de 69 anos vinha mobilizando a opinião pública e buscava democraticamente medidas que reprovassem rituais de magia negra apoiados por alguns setores sociais.

Dabholkar chefiava o Andhashraddha Nirluman Samiti (movimento anti-superstição), e teria sido morto por dois indivíduos não identificados que dispararam por trás, à queima-roupa. Duas balas acertaram a cabeça da vítima, apurou a polícia local. O homem chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O crime ocorreu em uma ponte próxima à sede da revista Sadhana, onde Dabholkar tinha a função de editor, por meio da qual propagava suas ideias de mudança das perspectivas sociais. O ativista considerava essencial divulgar a ciência e a razão para que se pudesse ultrapassar “rituais supersticiosos e indesejáveis”, e fez disso sua missão de vida.  A polícia atualmente investiga o assassinato.

Fontes: Reuters; The Times of India

Anúncios

3 comments on “2 em 1: “Cura gay” banida em Nova Jersey e Ativista anti-superstição morto na Índia

  1. trovador hodierno
    20 de Agosto de 2013

    É uma pena,que as liberdades de corpo e de alma,sejam tão desrespeitadas,isto em todo o mundo.Nisto os povos indígenas têm muito a nos mostrar.Muitos,senão a maioria,vivem ;salvo os de clima frio,em estado de naturismo(nús),as crianças e os velhos são sagrados.As mulheres são livres.As práticas sexuais entre homens,são respeitadas,e como na visão dos gregos,acentuavam os grandes laços de amizades.Tudo indica,que num futuro não muito distante,a natureza irá corrigir o comportamento humano,equiparando-o à sua realidade de genes,onde o equilíbrio final,em seres adultos,será libertar o homem de sua completa inapetência de gozo e sentimento anal;bem como de sua afetividade restrita apenas às mulheres.De igual modo,se concluirá,às mulheres esse trajeto,e uma humanidade,baseada em verdadeiros sentimentos,e verdadeiros instintos,fará valer a igualdade entre homens e mulheres,e seus laços apenas naturais.

    • Make It Clear Br
      20 de Agosto de 2013

      Excelente comentário! Só a título de resposta: Em sua obra “Os anjos bons da nossa natureza – por que a violência diminuiu”, o psicólogo Steven Pinker sustenta que uma das causas da violência humana está em “desumanizar” o indivíduo que parece diferente, quer tenha nascido noutra tribo, quer tenha traços físicos ou crenças diferentes. Felizmente vivemos em uma época na qual a empatia e a razão vêm constantemente superando os instintos violentos e, hoje, damos mais valor às pessoas com tendência homossexual porque enxergamos cientificamente as diferenças entre homo e heterossexuais.

  2. Pingback: Traduzindo: Who ya gonna call? Gurubusters! | Make It Clear Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Agosto de 2013 by in Fundamentalismo, Psicologia and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: