Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Vídeo: Lula das profundezas do mar pesca na escuridão

No vídeo acima, vemos a espécie de lula denominada por Grimalditeuthis bonplandi. Repare no tentáculo cuja ponta tem formato de taco de golfe. Este tentáculo não possui um anzol ou ventosa para capturar presas e, portanto, sua função tem intrigado biólogos marinhos.

As primeiras filmagens da lula no seu ambiente, nas profundezas de oceanos, sugerem que o tentáculo incomum não é usado diretamente em capturas: ele serve para atrair presas para dentro do alcance dos outros oito tentáculos, que têm mais músculos.

Imagens como a deste post foram feitas por veículos remotamente guiados na costa da Califórnia e Golfo do México. Nelas, é possível ver a G. bonplandi sacudindo a ponta do tentáculo de uma forma que lembra o movimento de um pequeno animal. Apesar de nenhum dos vídeos possuir imagens da lula capturando alimento, especula-se que o “balancê” do tentáculo possa atrair presas de várias maneiras, conforme dissertação publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B.

Espécimes conservados em museus indicam que a lula se alimenta de pequenos crustáceos e lulas jovens, possivelmente da mesma espécie. O movimento da ponta do tentáculo pode estimular a bioluminescência em micro-organismos ou pequenas criaturas que estejam próximas, atraindo a atenção de animais maiores. Alternativamente, o ziguezague poderia criar vibrações que incitam diretamente a aproximação das presas. Por fim, o rastro que a ponta produz enquanto a lula nada pode servir como uma “trilha de migalhas” que leva uma vítima — procurando uma presa ela própria — a se aproximar.

Sabe-se que outras criaturas das profundezas utilizam armadilhas do gênero das mencionadas no parágrafo anterior, o que lhes confere a categoria de hipóteses prováveis. Porém, o mistério continuará até que paparazzi possam filmar o molusco capturando sua refeição.

Fonte: Scientific American

Anúncios

One comment on “Vídeo: Lula das profundezas do mar pesca na escuridão

  1. Oliveira
    16 de Dezembro de 2014

    Muito legal. Bem interessante!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 28 de Agosto de 2013 by in Biologia and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: