Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Livros de Ciência de Israel ameaçados pela censura religiosa

Se o(a) leitor(a) conferiu o artigo anterior deste blog, “Estudantes versus Ensino ruim de Ciências”, viu exemplos da luta pelo ensino público de boa qualidade, e também viu como pessoas irresponsáveis tentam perverter os sistemas educacionais de países desenvolvidos. Caso a senhora ou o senhor não tenha lido, faça-o (clicando aqui) se lhe aprouver. Hoje li mais uma notícia estarrecedora vinda, desta feita, de Israel, e pretendo compartilhá-la.

Até este ano letivo, todas as escolas públicas de Israel utilizarão os mesmos livros de ciências. A partir do ano seguinte, no entanto, escolas religiosas poderão usar seus próprios livros de ciência, nos quais constarão modificações que protejam a espiritualidade dos estudantes.

A censura aos livros-texto se baseará no corpo humano — no corpo humano feminino, em especial. Um capítulo inteiro sobre reprodução será excluído, bem como referências à menstruação.

Censura

O jornal israelense Haaretz informa que o Ministério da Educação do país requereu a eliminação de “capítulos sobre reprodução humana, prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis de livros de ciência” usados em colegiais estatais. Fontes de editoras disseram que o ministério pediu mudanças como a exclusão de quaisquer referências ao corpo feminino nos livros e a conformação de imagens e textos a um “estilo de vida religioso”. Algumas editoras que originalmente concordaram com as modificações parecem ter mudado de ideia quando perceberam seu escopo.

Um executivo de uma das editoras afirmou que “[o] ministério rendeu-se a uma das facções mais extremistas do público religioso”. Outro disse que as mudanças lembram as demandadas por escolas ultra-ortodoxas. O Haaretz ainda informa que “em nenhum ponto durante sua educação os estudantes religiosos aprenderão sobre reprodução de um ponto de vista científico, a menos que escolham estudar biologia no ensino médio”.

Como se isso não bastasse, livros de outras disciplinas também sofreram censura. Por exemplo, há 18 meses, o ministério decidiu modificar os livros de hebraico para que as figuras de mulheres contidas neles passassem a ter as cabeças cobertas e, as de meninas, passassem a usar saias.

Israel não é diferente dos países que citei no artigo de ontem no que diz respeito à resistência da sociedade face aos absurdos cometidos pelo Ministério da Educação. Zahava Gal-On, presidente do partido político Meretz, declarou:

“Mais de 200 mil crianças hoje estão no sistema educacional religioso estatal, e são 200 mil futuros cidadãos do Estado de Israel que crescerão na ignorância e com o sentimento de que o corpo humano, ou para ser mais específica, o corpo da mulher, é algo sujo.”

Fonte: Haaretz, via Friendly Atheist Column

Advertisements

One comment on “Livros de Ciência de Israel ameaçados pela censura religiosa

  1. Pingback: Escola judaica censura questões de ciência em exames | Make It Clear Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 4 de Setembro de 2013 by in Educação, Religião and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: