Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Habilidade manual humana precedeu o caminhar bípede, concluem pesquisadores

Dedos de humanos e macacos

Macacos (Macaca fuscata, à esquerda) e humanos (Homo sapiens, à direita) têm cinco dedos fisicamente independentes nas mãos (acima) e nos pés (abaixo), apesar de o pé humano ter formato irregular — o dedo I humano é maior do que os demais, enquanto os do macaco são iguais em tamanho. Os dedos das mãos estão independentemente representados (em cores) no córtex somatossensorial dos primatas: I, vermelho; II, laranja; III, amarelo; IV, verde e V, azul. Em contraste, as representações dos dedos dos pés estão fundidas, com exceção do dedão humano.

Análises do Instituto RIKEN, no Japão, parecem ter solucionado um dos maiores mistérios da evolução humana: os primeiros hominídeos teriam desenvolvido a destreza dos dedos das mãos e a habilidade no manuseio de ferramentas antes da evolução da locomoção bípede.

A partir da combinação dos comportamentos de humanos e macacos, imagens encefálicas e evidências fósseis, uma equipe de pesquisadores formada pelo neurobiólogo Dr. Atsushi Iriki e pelo paleoantropólogo Dr. Gen Suwa, do Museu da Universidade de Tóquio, entre outros, rompeu com a suposição convencional de que a destreza manual evoluiu depois que o surgimento do caminhar bípede liberou as mãos dos hominídeos para a utilização de instrumentos.

Em estudo publicado hoje (07/10) no periódico Philosophical Transactions of the Royal Society B, os cientistas descreveram como empregaram a ressonância magnética em humanos e registros elétricos de macacos para localizar as regiões do cérebro responsáveis pela percepção tátil nos dedos das mãos e dos pés individualmente, produzindo mapas somatotópicos. Com tais mapas, foi possível confirmar estudos anteriores que demonstraram que cada dedo das mãos e dos pés possui sua própria localização nervosa nos cérebros de ambos, humanos e macacos.

Percebeu-se, no entanto, uma diferença crucial: os dedos dos pés dos macacos estão juntos em um único mapa, enquanto que, no pé humano, a exceção ao mapa único é feita pelo polegar (ou dedão), que tem um mapa próprio não observável nos macacos.

Esta descoberta sugere que os primeiros hominídeos desenvolveram a destreza nos dedos das mãos quando ainda eram quadrúpedes. Nos macacos, a habilidade manual não foi muito além, mas os humanos obtiveram um controle ótimo sobre os dedos das mãos e polegares grandes nos pés para ajudar na locomoção bípede.

“Nos primeiros hominídeos quadrúpedes, o controle dos dedos e o uso de ferramentas era possível, enquanto uma adaptação independente envolvendo o uso do dedão [do pé] para funções como o equilíbrio e o caminhar ocorreu com o bipedismo”, explicaram os autores.

O estudo ainda contou com a análise de ossos de mãos e pés bem preservados do esqueleto — de 4,4 milhões de anos — do hominídeo quadrúpede Ardipithecus ramidus, espécie (que tinha destreza manual) anterior à divisão entre as linhagens humana e dos macacos.

A pesquisa indica também que a evolução paralela da locomoção sob dois pés e da destreza manual nas mãos e dedos na linhagem humana foram resultado de pressões adaptativas agindo sobre seus ancestrais quadrúpedes em direção ao equilíbrio centrado nos dedos dos pés e, simultaneamente, à manutenção da importante capacidade de controle manual.

O Dr. Iriki afirma que nem sempre se pensa na evolução como algo acessível a estudos no laboratório, mas o “novo método de uso comparativo da fisiologia cerebral para decifrar traços ancestrais de adaptação pode nos permitir reexaminar as teorias de Darwin”.

Fonte: Phys.org

Advertisements

2 comments on “Habilidade manual humana precedeu o caminhar bípede, concluem pesquisadores

  1. daniele
    24 de Fevereiro de 2014

    quem foi o primeiro hominídeos a ter habilidade com as mãos ???

    • Make It Clear Br
      25 de Fevereiro de 2014

      Olá, Daniele! Dos primatas do gênero Homo, suspeita-se que o primeiro a desenvolver a habilidade com as mãos tenha sido o Homo habilis, que viveu entre 2,4 milhões e 1,4 milhão de anos atrás.
      No entanto, o website do Museu Nacional de História Natural Smithsonian (http://humanorigins.si.edu/evidence/human-fossils/species/homo-habilis) ressalta que as evidências mais antigas de ferramentas datam de um período ligeiramente anterior ao das evidências mais antigas do próprio gênero Homo.
      Obrigado por visitar e deixar sua pergunta, e espero que eu tenha ajudado! Se quiser, conheça o trabalho de divulgação científica que tenho desenvolvido no techenet.com.

      Luiz Guilherme T. Gomes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 7 de Outubro de 2013 by in Biologia and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: