Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

No barulho da selva, megafones ajudam os morcegos a ouvirem e a serem ouvidos

Em meio ao barulho da selva, o Thyroptera tricolor emite ondas sonoras respondidas por morcegos abrigados em folhas, como os da foto. Imagem: Sébastien Puechmaille

Em meio ao barulho da selva, o Thyroptera tricolor emite ondas sonoras respondidas por morcegos abrigados em folhas, como os da foto. Imagem: Sébastien Puechmaille

Parece o tipo de apetrecho que seria usado pelo Batman, mas não é. Morcegos que se protegem dentro de folhas enroladas obtêm um benefício a mais dos seus lares: tais folhas funcionam como amplificadores dos “chamados” sociais que os morcegos utilizam para se manterem unidos.

O mamífero da espécie Thyroptera tricolor, conhecido em inglês como Spix’s disc-winged bat (ou morcego-asa-de-disco-de-Spix, nome não confirmado em português), é comum na América do Sul e habita, em grupos, folhas de plantas dos grupos Heliconia e Calathea. As folhas permanecem enroladas por cerca de 24 horas, fazendo com que os morcegos tenham que procurar novos lares frequentemente. Isto também os levou ao desenvolvimento de “chamados sociais” que permitem ao grupo ficar unido.

Enquanto voam, os morcegos emitem um chamado de indagação que é respondido por animais que já estejam dentro das folhas com um sinal mais complexo e indicativo da localização do novo abrigo.

A bióloga Gloriana Chaverri, da Universidade da Costa Rica, levou algumas folhas enroladas ao laboratório e reproduziu gravações de chamados dos morcegos através delas, a fim de verificar como a acústica era alterada pelo formato cônico delas. Diz a pesquisadora que “[o] chamado emitido pelos morcegos que voam foi muito amplificado, enquanto os chamados vindos de dentro das folhas não foram tão amplificados”.

Agindo simultaneamente como megafone e corneta acústica, as folhas amplificam o canal comunicativo dos morcegos, que encontram abrigo e se reúnem mais rápido. Foto: Alan Wolf/Flickr

Agindo simultaneamente como megafone e corneta acústica, as folhas amplificam o canal comunicativo dos morcegos, que encontram abrigo e se reúnem mais rápido. Foto: Alan Wolf/Flickr

Quantitativamente, os chamados de indagação — aqueles de fontes fora da folha — foram ampliados em até 10 decibéis, pois as ondas sonoras são comprimidas conforme se movem pelo tubo afunilado, da mesma forma como ocorre em uma corneta acústica (o instrumento precursor dos aparelhos auditivos modernos, que consistia basicamente em um funil que coletasse as ondas sonoras e as levassem direto ao tímpano).

Também de acordo com o estudo, publicado no Proceedings of the Royal Society B, a maior parte dos chamados de resposta foi ampliada em 1 ou 2 decibéis apenas, com o detalhe de que o formato da folha tornou os chamados altamente direcionais.

Apesar de os morcegos que estão voando quase sempre reconhecerem quando um som é emitido por um indivíduo do seu grupo e, a partir daí, escolherem o abrigo correto, os animais dentro da folha possuem uma reduzida capacidade de distinção entre os chamados de indagação dos seus companheiros e os de estranhos. Segundo Chaverri, isto ocorre porque as folhas distorcem os chamados que entram.

Já a bióloga Terry Derting põe em dúvida as conclusões — segundo ela, “estritamente hipotéticas” — do estudo de Chaverri pelo fato de este ter se baseado na reprodução dos chamados sonoros em laboratório. A pesquisadora da Costa Rica reconhece isso e planeja estudos mais aprofundados para determinar, ainda, se os morcegos de fato selecionam os abrigos cujas propriedades acústicas sejam as mais apropriadas.

Fonte: Scientific American 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Outubro de 2013 by in Biologia and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: