Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Amor eterno! Encontrado o mais antigo fóssil de insetos acasalando

O macho (à direita) da espécie de insetos recém-descoberta Anthoscytina perpetua insere seu órgão sexual na fêmea (à esquerda). Foto: Li et al.

O macho (à direita) da espécie de insetos recém-descoberta Anthoscytina perpetua insere seu órgão sexual na fêmea (à esquerda). Foto: Li S et al., PLoS ONE 8, 11 (2013)

Cientistas descobriram um registro fóssil inusitado: um casal de insetos do Jurássico preservado em pleno ato sexual. Podemos chamar isto de amor eterno?

Os insetos em questão foram encontrados sob cinzas vulcânicas tóxicas no nordeste da China e estão fossilizados há 165 milhões de anos. Além de revelar uma espécie nova, a Anthoscytina perpetua, o fóssil é o mais antigo exemplar do sexo entre insetos já registrado. Fósseis como este são extremamente raros (existem apenas outros 33 exemplares do gênero, a maioria conservada no âmbar), o que torna difícil o trabalho dos pesquisadores da área de evolução sexual e genital.

Parecidas com as cigarras modernas, as criaturas preservadas levaram os pesquisadores à conclusão, publicada no periódico PLoS ONE, de que o gênero ao qual pertencem copula do mesmo jeito há milhões de anos.

Com o casal posicionado frente a frente enquanto se prende a um caule (como na reconstrução abaixo, comparada com a fotografia do fóssil), o macho insere seu órgão sexual na fêmea. Pelo fóssil, os cientistas também deduziram que o abdome do macho era segmentado e flexível. Tudo isso sugere que a posição sexual e a simetria genital do gênero permaneceram praticamente inalterados nos últimos 165 milhões de anos.

Reconstrução do sexo fossilizado entre insetos. Crédito: Li S et al., PLoS ONE 8, 11 (2013)

Fontes: Science, National Geographic

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 7 de Novembro de 2013 by in Biologia and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: