Make It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Spitzer e ALMA flagram o nascimento de uma estrela

Nascida para brilhar. Imagens do telescópio Spitzer mostram dois jatos de gás supersônicos emanando de uma estrela jovem no objeto de Herbig-Haro 46/47. Imagem: NASA/JPL-Caltech/ALMA

Nascida para brilhar. Imagens do telescópio Spitzer mostram dois jatos de gás supersônicos emanando de uma estrela jovem no objeto de Herbig-Haro 46/47. Imagem: NASA/JPL-Caltech/ALMA

Observações do Telescópio Espacial Spitzer e da Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) [Matriz Atacama de Largo Milímetro/submillímetro], no Chile, revelaram as dores do parto estelar como nunca antes, a partir do objeto conhecido pelos cientistas como HH 46/47, informa o portal Phys.org.

Objetos de Herbig-Haro (HH) são uma característica comum a estrelas recém-nascidas, e se formam quando jatos de gás ejetados por elas colidem com o material (nuvens de gás) próximo, produzindo regiões nebulosas pequenas e brilhantes. Aos nossos olhos, a dinâmica envolvida em um objeto HH parece obscurecida pela poeira e pelo gás que o recobrem. Porém, os comprimentos de onda infravermelhos e submilimétricos da luz captada por Spitzer e ALMA, respectivamente, trespassam a nuvem escura ao redor do HH 46/47 e nos permitem ver com clareza o processo.

Concepção artística do Telescópio Espacial Spitzer. Crédito: NASA

As imagens do Spitzer mostram dois jatos supersônicos emanando da estrela central, que atingem o gás circundante e incendeiam, ou acendem, duas regiões. O HH 46/47 se localiza bem no limite da nuvem que o rodeia, de forma que os jatos passam por dois ambientes cósmicos distintos: o jato à direita, na direção da nuvem, está atravessando uma “parede” de material; o jato à esquerda tem seu caminho para fora da nuvem praticamente desobstruído, atravessando menos material. Esta orientação dá aos cientistas uma ferramenta de contraste interessante, a fim de que seja compreendido o modo como o fluxo que sai de uma estrela em desenvolvimento interage com as suas cercanias.

“Estrelas jovens, como o nosso Sol, precisam remover parte do gás que desaba nelas, para se tornarem estáveis, e o HH 46/47 é um excelente laboratório para se estudar este processo de fluxo”, disse Alberto Noriega-Crespo, cientista do Centro de Processamento e Análise de Infravermelho do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em Pasadena. “Graças ao Spitzer, o fluxo do HH 46/47 é considerado um dos melhores exemplos de jato presente em uma estrutura em formato de bolha em expansão”.

Parte das antenas do projeto ALMA, no Chile. Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), R. Hills

Noriega-Crespo liderou a equipe que começou a estudar o objeto HH 46/47, com o auxílio do telescópio Spitzer, há quase 10 anos, quando a operação deste teve início. Agora, utilizando uma tecnologia de processamento desenvolvida recentemente, ele e seus colegas foram capazes de reproduzir o HH em uma resolução mais nítida.

Enquanto isso, uma equipe liderada por Hector Arce, da Universidade Yale, conduziu as observações na ALMA e publicou seus resultados no Astrophysical Journal. Visualizações do HH 46/47 feitas por pesquisadores no projeto ALMA revelaram que o gás nas regiões “acesas” se expande mais rápido do que imaginavam os especialistas. Esta expensão acelerada influencia a quantidade de turbulência na nuvem gasosa que deu origem à estrela. Por sua vez, a turbulência ampliada pode ter um impacto sobre a possibilidade — e o processo — de surgimento de outros objetos nesta nuvem, propensa a ser um berçário de estrelas. 

Fonte: Phys.org

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: